Empresas de tecnologia ainda são mais propensas a apostarem na ciência de dados, mas cada vez mais enxergamos companhias das mais diversas áreas contratando profissionais com esses conhecimentos. A implementação de modelos preditivos baseados em ciência de dados pode otimizar os processos de produção, reduzindo custos e aumentando a eficiência operacional. Em todas as etapas dos seus processos, ela utiliza algoritmos avançados de inteligência artificial, machine learning https://leianoticias.com.br/ciencia-de-dados-ferramentas-habilidades-e-o-melhor-curso-para-voce/ e deep learning, entre outras técnicas. Ou seja, a ciência de dados utiliza a estatística como uma de suas ferramentas para extrair informação de dados em estado bruto. Quem quer se destacar em Ciência de Dados também pode incluir no planejamento de carreira o desenvolvimento de habilidades comportamentais (soft skills). Isso auxilia a humanizar a interpretação e uso dos dados de maneira mais assertiva e ainda melhora suas relações interpessoais no mercado de trabalho.
A valorização do mercado de dados é representativo da importância crescente que o “novo petróleo” tem para as empresas que os utilizam. Para a professora, o profissional que domina uma ou duas tecnologias para capturar e processar dados é um especialista, e não um cientista. É onde entra a figura do cientista de dados, o especialista mais indicado não só para conduzir pesquisas, mas para encontrar soluções em dados no contexto corporativo. Como todo ramo emergente e muito promissor, o de ciência e gestão de dados demanda gente qualificada.
O que faz uma pessoa cientista de dados?
Projeto brasileiro cruza dados sociais com informações clínicas para recomendar o melhor acompanhamento para pacientes com diabetes mellitus tipo 2. Os cenários analisados podem apresentar alterações ao longo do tempo e, com isso, invalidar as formulações matemáticas utilizadas para as resoluções dos problemas. Nesse sentido, os métodos heurísticos auxiliam na definição das aproximações e suposições que manterão a solução válida, ainda que não como uma solução ótima, mas pelo menos como uma solução satisfatória.
Quem deseja trabalhar como cientista de dados precisa ficar atento as habilidades comportamentais também, que já se tornaram um fator decisivo de contratação em recrutamentos. Tamanho desafio fez com que o cientista de dados deixasse de ser uma carreira do futuro para se tornar uma profissão do presente. Ela descreve perfeitamente o mundo contemporâneo, Ciência de Dados: Ferramentas, habilidades e o melhor curso para você em que o grande voluma de informações gerado todos os dias se tornaram matéria-prima para o crescimento de negócios dos mais diferentes segmentos. É altamente desejável ter familiaridade com machine learning e técnicas de aprendizado de máquina, o que implica conhecer algoritmos usados para regressão, classificação e clustering.
Machine learning
A carreira de Cientista de Dados exige dedicação aos estudos, aquisição de habilidades em técnicas diversas e domínio de conhecimentos interdisciplinares. Essa exigência elevada contribui para a valorização e escassez de profissionais de Ciência de Dados no mercado atual. A plataforma SIRENE Organizacionais foi apresentada nesta terça-feira (26) durante evento on line que debateu como melhorar a qualidade das informações dos inventários organizacionais de gases de efeito estufa (GEE).